segunda-feira, 2 de junho de 2008

Projecto Rios - Ribeira de Barcarena

Encontrei na net um projecto interessantissimo sobre a monitorização da Ribeira! Fica aqui uma visão deste projecto que pode ser consultado no seguinte link: http://missanga.org.googlepages.com/projectoriosbarcarena

"
Projectos
2007
Âmbito Nacional Indicações Recomendações

Projecto Rios - Ribeira de Barcarena

O que é o Projecto Rios?
O Projecto Rios, criado em Espanha pela “Associació Habitats para Projecte RIUS Catalunya”, é um projecto de inspecção de rios que permite, a todas as pessoas que o desejem, aproximarem-se e observar atentamente o rio, numa perspectiva de monitorização.

Porquê na Ribeira de Barcarena?
Devido a vários factores sócio-económicos a região de Oeiras, Cascais e Sintra, nos últimos anos, ficou densamente povoada trazendo alguns problemas de equilíbrio Homem-Natureza. Especificamente na Ribeira de Barcarena, tais fenómenos são claramente visíveis.
Actualmente a Ribeira de Barcarena tem alguns problemas; uns fáceis de percepção como o cheiro e a cor da água ou como a má utilização das margens, outros de ordem mais técnica, como a utilização dos leitos de cheia ou como os preocupantes indicadores físico-químico e biológicos da qualidade da água.
A acção desconcertada do Homem desenvolveu inúmeras agressões ao meio ambiente que, consequentemente, desenvolveu inúmeras agressões a si mesmo. Torna-se, então, coerente, numa perspectiva da reversibilidade, o Homem contribuir para o seu bem-estar a partir do renovado equilíbrio Natureza-Homem.

Entidades envolvidas
Assim, surge, com grande pertinência, a realização do “Projecto Rios” na Ribeira de Barcarena numa implementação realizada por toda a comunidade interessada, integrada nos Objectivos Fundamentais de Políticas de Gestão de Recursos Hídricos do Plano de Bacia Hidrográfica do Rio Tejo com a Organização Missanga como entidade promotora, em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)/Projecto Rios.

Actividades
No dia 31 de Março de 2007 decorreu a primeira saída de campo. Foi uma saída de caracterização geral com o objectivo de seleccionar um troço de 500m para estudo de pormenor. O percurso pressupôs uma caminhada junto às margens da Ribeira entre a Fábrica da Pólvora e a praia de Caxias, local onde desagua a Ribeira.
No dia 19 de Maio de 2007 decorreu a primeira saída de caracterização de pormenor, num troço de 500m entre a rotunda de Barcarena (quem vai para Leceia) para jusante. A caracterização foi desenvolvida analisando os seguintes tópicos: Ilustração do esquema do troço; Hidrogeomorfologia; Ecossistemas: Fauna e Flora; Macro invertebrados; Caracterização Físico-Química e inspecção de colectores; e Ambiente e Património Cultural.
No fim dos trabalhos de campo, com todos os participantes, foram realizadas as conclusões e avaliação finais. O relatório referente ao ano meteorológico 2006/07 pode ser consultado em ProjectoRios.RibBarcarena2006/07.pdf. As fotografias das actividades do ano meteorológico 2006/07 estão disponíveis aqui (31 de Março) e aqui (19 de Maio).
Ainda referente ao ano meteorológico 2006/07, a Organização Missanga esteve presente no I Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países Lusófonos e Galiza, entre os dias 24 e 27 de Setembro, em Santiago de Compostela, Espanha, através da publicação do artigo, em parceria com a FEUP, "O envolvimento da população na reabilitação de um rio urbano (Barcarena - Oeiras)".

No ano meteorológico de 2007/08 que já iniciou, decorreu no dia 27 de Outubro a primeira actividade do Projecto Rios - Ribeira de Barcarena, a 2ª saída de pormenor / formação, com cerca de 40 participantes. As fotografias estão disponíveis aqui. O relatório pode ser consultado aqui. A saída de caracterização geral do troço montante da ribeira de Barcarena decorreu no dia 1 de Dezembro. As fotografias estão disponíveis aqui.

Para este ano meteorológico estão ainda previstas as seguintes actividades:
- 3ª saída de pormenor / formação no âmbito da gestão da qualidade da água em recursos superficiais (Abril / Maio de 2008);
- Elaboração do livro "A Bacia hidrográfica da Ribeira de Barcarena". "


Retirado de/ver mais em: http://missanga.org.googlepages.com/projectoriosbarcarena

1 comentário:

Maria disse...

Um comentário sobre a Ribeira das Jardas.
Um pouco mais abaixo deste lugar, existe uma pequena queda de água, só que na semana passada fui lá tentar uma nova fotografia, e deparei com um colchão que para lá atiraram. Está um pouquinho mais abaixo da queda de água de que falo.
Estão a fazer da Ribeira uma lixeira, pois há lixo com fartura por todo o lado.
CPTS
Maria