segunda-feira, 26 de maio de 2008

Ribeira das Jardas - Apresentação





Breve História

A ribeira que nasce a 310 m de altitude, na serra da Piedade, freguesia de Almargem do Bispo, a sul da povoação de Almornos, toma diversos nomes: Ribeira de Vale de Lobos depois ao passar por Meleças e Rinchoa, Ribeira das Jardas ou Ribeira da Jarda, após Agualva-Cacém, Ribeira do Papel, depois Ribeira dos Ossos e finalmente em Barcarena toma o nome de Ribeira de Barcarena e desagua na praia de Caxias.
No sitio de Agualva, o curso da Ribeira das Jardas ou da Água Alva demarcava, desde o século XII, os limites administrativos e paroquiais, pertencendo Agualva e outros lugares da margem esquerda da ribeira ao termo de Lisboa e à freguesia de Belas, enquanto Cacém, São Marcos e demais lugares da margem direita estavam integrados no termo de Sintra e faziam parte da freguesia de Rio de Mouro.
Num passado mais recente a Vila do Cacém era conhecida pelas suas quintas e pelas suas águas límpidas, que corriam na Ribeira das Jardas e que de acordo com documentos da época terá sido a origem do nome Agualva (do latim Aqua Alba).
Associado a esta Ribeira, existe um ecossistema ripicola muito importante, bem como diverso património histórico e arqueológico.

A Ribeira das Jardas ou Ribeira da Jarda é então o curso de água que passa na minha cidade.
Pensei em criar este blog tendo em vista dedicar um espaço na net a este recurso natural que tanta diferença faz às vidas de quem por cá vive.
Este espaço será pois, dedicado não só a expôr as maravilhas naturais desta pequena ribeira, mas também a mostrar algumas "coisas erradas" que afectam a saúde deste "pulmão verde".


Sem comentários: