segunda-feira, 16 de junho de 2008

Fauna e Flora da Ribeira das Jardas - Parte 3 (Os Peixes)


Que peixes são possiveis de encontrar na Ribeira?

Após uma pesquisa na net, aqui ficam alguns excertos sobre este tema:


“...eu digo que são o mesmo peixe porque houve uma altura em que ia aos polvos aqui no Tejo com um amigo e para iscar as polveiras utilizava-mos precisamente esse peixe que apanhava-mos com uma fateixa aqui na ribeira de Caxias, a concentração era tal que para as apanhar bastava lançar a fateixa e puxar, em dez nove eram garrentos. Quanto ao garro acredito mais que seja uma defesa a águas poluídas visto que as grandes que apanhava-mos também apresentavam essa característica. “
http://www.pescaemsintra.com/phpBB3/viewtopic.php?f=46&t=4000&p=40304&hilit=+caxias#p40304


“A ligação entre Lisboa e Sintra por caminho-de-ferro apressa o aumento demográfico marcando o destino de Agualva-Cacém. Para trás ficam os tempos em que a ribeira das Jardas fertilizava as terras e movia as azenhas, oferecendo-se aos banhos da miudagem, aos amantes da pesca e aos piqueniques das famílias em férias.”
http://www.malhatlantica.pt/esferreiradias/hist_ag_cacem.htm


“Terra com algumas tradições, citamos por exemplo o uso da Ribeira das Jardas como zona de veraneio, lavagem de roupa e pesca; a caça organizada ao lobo e raposas por desporto e para redução destas espécies que devoravam as galinhas e os rebanhos de cabras e ovelhas, bem como a prática de cavalgar, que ainda hoje se pratica nas duas Escolas Equestres existentes na Freguesia.”
http://www.jf-cacem.com.pt/category/12.html


“Não foram encontrados peixes, mas os participantes dizem que custumam encontrar enguias junto ao lugar 1 (Ponte) “
http://missanga.org.googlepages.com/ProjectoRios1.27Out07.relatoriofinal.pdf


“Já recuperada da última descarga ocorrida há cerca de dois anos, a Ribeira de Barcarena já permitia a pesca das enguias, pelo que se podiam ver frequentemente pescadores nas suas margens.”
http://www.guiadacidade.pt/portugal/index.php?G=artigos.index&artid=13482&distritoid=11


“...Ribeira de Barcarena fosse um dos cursos de água com mais vida, chegando a serem pescadas enguias com 50 centímetros de comprimento.”
http://www.guiadacidade.pt/portugal/index.php?G=artigos.index&artid=12777&distritoid=11


“Carcaças de aves a apodrecer nas margens, enguias e bogas mortas no fundo das águas são alguns dos vestígios deixados...”
http://dn.sapo.pt/2006/07/04/cidades/descarga_poluentes_mata_aves_e_peixe.html



“Anuário de Pesca Desportiva de Carlos Bonniz ? Quem tem ? Relata os primórdios da competição em Portugal e algumas tentativas de povoamento na Ribeira de Colares e na Ribeira das Jardas....”
http://www.pescaemsintra.com/phpBB3/viewtopic.php?f=38&t=4488




Resumindo, através do excertos encontrados na net pode-se dizer que existem:

- Enguias e Bogas, na Ribeira propriamente dita.
- Na sua foz e na praia de Caxias é possivel encontrar “garrentos”, liças/tainhas, sargos, robalos, etc.


Eu por mim, posso dizer que enguias nunca vi, mas no troço do rio junto à zona da estação de Mira-Sintra, já avistei alguns cardumes de pequenos peixes, que julgo serem uma espécie de bogas ou algum peixe semelhante, pois são pequenos (5-7cm) e delgados e nadam a meia-água.
Junto à escola António Sérgio também observei um pequeno cardume destes peixes e observei ainda alguns peixes pequenos e alongados entre as algas e junto ao fundo. Penso que se tratam provavelmente de verdemãs.

Junto à Igreja de Barcarena, observei que existe uma pequena fonte que está carregada de gambuzias. Esperemos que ninguém tenha a infeliz ideia de introduzir estes pequenos peixes na Ribeira.

4 comentários:

A OUTRA disse...

Não é só o que aqui diz.
O lixo na Ribeira é muito.
Veja, por favor, a última mensagem que hoje publiquei em:

http://longedoceu.blogspot.com

A fotografia foi tirada perto da pequena ponte que leva à Praça da República, onde a ribeira faz, de longe em longe, pequenas cascatas.
Cpts
Maria

A OUTRA disse...

Acabo de ver que foram retiradas do Hi5 as fotografias da Ribeira das Jardas, o que agradeço e não deixo passar em claro, uma vez que tambám não deixei passar em claro o que não achava correcto. De todas só ficou uma no album sobre a flora.
Eu ofereci-me para a colaboração que desejassem e foi da melhor vontade que o fiz, e mais uma vez digo, estou pronta a colaborar desde que sejam respeitadas todas as normas a que cada um de nós tem direito.
Se alguma vez, for necessária alguma fotografia que eu tenha digam, eu cederei gratuitamente, desde que impressa nela seja colocado um selo a dizer a quem pertence.
Compreendo que por vezes hajam precipitações, mas tem que haver controlo, no que pertence aos outros, e somos nós, os que nos interessamos palo que à nossa volta se passa e desejamos um lugar para viver mais justo e mais civilizado que teremos de dar o exemplo.
Não leve a mal esta minha atitude, mas como vê eu também respeito o que é dos outros.
Sempre ao dispôr
Maria

Viviana disse...

Olá!

Vim até aqui retribuir a sua visita ao meu cantinho, e "espreitar" o que por aqui se diz... o que por aqui se escreve.

Li tudo com muita atenção, e gostei muito do que li e do que aqui encontrei.

Às vezes temos cá cada surpresa!

Esta foi boa, muito boa.

Obrigada por toda esta informação e por todo este interesse para com "A minha Ribeira das Jardas".

Faça favor de continuar.

Eu, querendo-o Deus... estarei aqui para ler.
~
Um grande abraço
Viviana

Anónimo disse...

Ola, bom dia!
Gostaria de manifestar o meu agrado quanto a esta publicação. Há uns dias tambem avistei um cardume, quanto a mim com bastantes indivíduos, embora de pequenas dimensões , junto à ponte pedonal que fica perto do túnel de acesso que, liga a rua da estação ao parque/jardim.
Tenho vindo a reparar que a ribeira está, cada vez mais, a melhorar da sua saúde. São varias as aves que nidificam na ribeira (patos, galinhas de agua,...)
Verdade que há muito por fazer.
Esperemos que, este ano, nao se lembrem de "limpar" o leito da ribeira com uma retroescavadora tal como aconteceu em anos anteriores...
Um bem haja!